Peixe curtido

Gosto muito de curtidos. Daí a minha confecção frequente de maatjes, ceviches, pokés. Tenho mesmo bastantes receitas, em geral registo de coisas que vou fazendo instintivamente, com o que tenho à mão. Aqui vão duas coisas simples, muito boas para verão, e que podem ser usadas para saladas, entradas frias ou petiscos.

GRAVLAX DE SALMÃO À MINHA MODA

500 g de lombo de salmão, 300 g de sal grosso, 75 g de açúcar, raspa de 1 limão, 2 c. sopa de vinagre, 10 grãos de pimenta preta, 6 grãos de pimenta da Jamaica, 6 grãos de zimbro, endro a gosto, 1 estrela de anis, 1 c. Sopa de erva-foice em pó.

Misturar a marinada e revestir o fundo de uma caixa de vidro com metade. Colocar por cima o peixe e cobrir com o restante da salmoura. Tapar e deixar no frigorífico durante 24 horas. Lavar e manter ao frio. Para servir, cortar em fatias finas.

ATUM EM SALMOURA DE VILÃO

(adaptação do molho de vilão açoriano)

500 g de atum, em peça, 300 g de sal grosso, 4 dentes de alho, 1 folha de louro 1 c. sopa de massa de malagueta açoriana, 1-2 cs de vinagre, açaflor, pimenta preta, pimenta da Jamaica, salsa

Misturar bem todos os ingredientes da salmoura. Numa caixa com tampa, espalhar no fundo metade da salmoura, colocar em cima o atum e cobrir com a outra metade. Marinar no frigorífico, 24-48 horas. Lavar e secar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s